13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

SALVADOR | BRASIL
5-8 MAIO, 2014

 

Palestrantes

 

Alfredo Wagner Berno de Almeida

 Alfredo Wagner (Ph.D., Universidade Federal do Rio de janeiro) atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pesquisador do Centro de Estudos em Trópico Úmido (CESTU). Ele trabalha principalmente nas seguintes áreas: aldeias tradicionais, etnia, conflitos, movimentos sociais, processos de territorialização e mapeamento social na Amazônia.

Alan Irwin

Alan Irwin (Ph.D, Universidade de Manchester) é pró-reitor de pesquisa da Escola de Negócios de Copenhagen  (CBS) desde 2007. Ele também foi presidente interino da CBS em 2011, e já publicou sobre questões de política científica e tecnológica, governança científica,  risco e as relações ciência-público. Atualmente, ele é membro do Conselho Consultivo Estratégico para o Programa de Segurança Alimentar do Reino Unido e professor visitante do Departamento de Gestão da Universidade de Glasgow.

Claudia Aguirre

Claudia Aguirre (M.S., Centro de Ciências D’Orsay da Universidade de Paris XI; École Normale Supérieure de Cachan) atualmente trabalha como Diretora de Educação e Conteúdos no Parque Explora, Medellin, Colômbia. Sua pesquisa tem se concentrado na popularização da ciência e na história da divulgação científica.

Dominique Brossard

Dominique Brossard (Ph.D., Universidade de Cornell) é professora e Chefe do Departamento de Comunicação de Ciências da Vida na Universidade de Wisconsin-Madison, onde lidera o laboratório de pesquisa em  Ciência, Comunicação Social e Público (SCIMEP). Parceira da Fundação Kavli "Fronteiras da Ciência",  sua investigação centra-se na intersecção entre ciência, mídia e políticas públicas em ambientes on-line para questões controversas, incluindo a biotecnologia, investigação em células estaminais, nanotecnologia e energia nuclear. Siga o seu trabalho no Twitter (@brossardd).

Elizabeth Rasekoala

 

Elizabeth Rasekoala é fundadora e diretora executiva da Rede da África e do Caribe para a Ciência e Tecnologia (ACNST), uma ONG que trabalha em prol do avanço  do desenvolvimento do capital humano, raça e igualdade de gênero e inclusão social no empreendimento científico, na diáspora Africana e no continente Africano. Ela também é membro fundador da SET4Women, Grupo de Referência do Governo Sul-Africano sobre Gênero, Ciência e Tecnologia, e tem trabalhado para promover a inclusão de questões sobre mudanças climáticas nos discursos de comunicação científica.

Ildeu de Castro Moreira

Ildeu Moreira é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Durante nove anos, foi diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e responsável por um programa nacional de comunicação da ciência,  que apoia a investigação nesta área do conhecimento e sua prática. Em 2013, ele foi agraciado com o Prêmio José Reis, um prêmio nacional para a comunicação científica.

Michael John Gorman

Michael Gorman é o CEO da Science Gallery International e professor adjunto de Tecnologias Criativas no Trinity College Dublin. Ele tem experiência internacional em engajamento público em ciência e tecnologia, e criou e desenvolveu exposições públicas e eventos nos Estados Unidos, Europa e Irlanda. Ele já publicou sobre a relação entre a ciência e as artes em revistas, incluindo Leonardo e Nature e é autor de vários livros, incluindo Buckminster fuller: Designing for mobility (Skira, 2005).

Mohammed Yahia

Mohammed Yahia é editor da Nature Middle East, um portal on-line da revista científica, Nature, que se concentra em notícias do mundo árabe relacionadas à ciência. Ele era o coordenador regional do Oriente Médio e Norte da África para o portal on-line SciDev.Net e tem trabalhado buscando promover a ciência e o jornalismo científico no Oriente Médio.

Nana Dakin

Nana Dakin é diretora e atriz de teatro. Antes de se mudar para Bangkok em 2007, ela ganhou se graduou em Artes Liberais no Sarah Lawrence College (NY). Sua estreia na direção foi realizada no Teatro WOW Café, em Nova York, em 2006. Além de dirigir, ela já se apresentou em inúmeras produções do B-Floor na Tailândia e no exterior. Em janeiro de 2013, ela co-dirigiu “Survival games”, com Teerawat Mulvilai como parte do projeto Arte em Saúde Global pela Coleção Wellcome (Reino Unido).

Susanna Priest

Susanna Priest (Ph.D., Universidade de Washington) atualmente é professora visitante na Universidade de Washington. Ela desenvolveu programas acadêmicos em comunicação científica na Universidade A&M do Texas e na Universidade George Mason, e leciona na Universidade da Carolina do Sul e na Universidade de Nevada, nos Estados Unidos. Ela é editora da revista Science Communication e compilou a Encyclopedia of Science Communication (Sage, 2010). Ela também escreveu livros sobre problemas de comunicação em torno da biotecnologia e da nanotecnologia.

Yurij Castelfranchi

 

Yurij Castelfranchi (Ph.D., Universidade Estadual de Campinas) atualmente é professor de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele foi pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp) e vice-diretor do periódico Journal of Science Communication (JCOM). Ele realizou trabalhos como jornalista e colunista em jornais, rádio e na televisão, e é o autor de livros de divulgação científica (sobre inteligência artificial, transgênicos, a Amazônia e a história da Terra).